Com a Black Friday 2021, o maior evento do ano para o e-commerce nacional, cada vez mais próxima, vendedores de todos os tamanhos começam a se fazer uma série de questionamentos: a minha loja está preparada para a Black Friday? Como faturar bem e, ao mesmo tempo, oferecer descontos relevantes? Por onde vender meus produtos na Black Friday?
Essas dúvidas são super normais! Por isso, para ajudar tanto comerciantes experientes como quem vai vender pela primeira vez no período mais lucrativo do calendário do comércio eletrônico, separamos tudo o que você precisa saber para vender mais e se destacar da concorrência na Black Friday 2021.
Quando é a Black Friday 2021?
Em 2021, a data da Black Friday será sexta-feira, dia 26 de novembro. Até lá, é necessário se planejar para bater (e superar!) suas metas de venda.
Você vai descobrir como fazer isso ao longo deste manual completo da Black Friday. Vamos nessa!
O que esperar da Black Friday 2021?
Se levarmos em consideração a última Black Friday, as expectativas são as melhores possíveis. Segundo levantamento feito pela Ebit|Nielsen, durante a Black Friday 2020 (virada do dia 26 para o dia 27 de novembro) o e-commerce nacional fechou um total de R$4,02 bilhões em vendas, um aumento de 25,1% em relação ao ano de 2019. Ao todo foram gerados 6 milhões de pedidos (15,5% a mais que 2019) resultando um ticket médio de R$ 652 (8,3% superior a 2019).
Chegando em 2021, continuamos com um aumento significativo dos números do e-commerce nacional. Para você ter uma ideia, no primeiro semestre do ano foi registrado um crescimento de 31% nas vendas feitas pela internet em relação ao mesmo período de 2020.
Outro ponto a ser levado em consideração são os novos públicos que começaram a comprar online devido a pandemia de COVID-19, pois muitos já estão totalmente fidelizados a essa forma de consumo. Isso é o que aponta o relatório Future Shopper Report 2021, onde 72% dos entrevistados responderam que pretendem continuar comprando pela internet, mesmo com a reabertura do comércio físico.
Esse é, sem dúvidas, um cenário animador para o segundo semestre do ano, no qual está concentrado o período mais lucrativo para as vendas feitas pela internet, com a Black Friday e o Natal sendo os grandes carros-chefe do setor. Contudo, vender em um evento cada vez mais competitivo e com consumidores mais exigentes e atentos, tanto às novidades como também às falsas promoções, não é moleza.
É necessário entender quais serão as tendências que vão bombar durante o evento deste ano, definir a melhor estratégia de promoções para o seu negócio e, o mais importante, construir um sólido planejamento do pré ao pós-venda para a sua loja. Isso, e muito mais, é o que vamos te contar ao longo do artigo!
5 Tendências para a Black Friday 2021
1 – Cashback
Começamos pelo Cashback, um diferencial procurado por muitos clientes no ano passado e que tem tudo para ser um grande gatilho mental para tomadas de decisão de compra em 2021.
O termo Cashback significa “dinheiro de volta”, ou seja, o cliente faz a compra de um produto e recebe parte do valor para gastar na mesma loja ou em parceiros.
Quando o cashback é utilizado para novas compras no mesmo e-commerce, a estratégia se torna uma excelente forma de atrair novos compradores e fidelizar clientes, que retornam à loja para fazer novos pedidos com o bônus acumulado. Ou seja, o cashback aumenta o lifetime value de quem compra na sua loja.
O Cashback não é algo exclusivo dos lojistas de grande porte. Microempreendedores que possuem loja virtual podem adotar essa estratégia desde que se atentem a alguns pontos importantes:
- O valor retornado para o consumidor deve ser calculado com base na sua margem de lucro.
- Importante que o benefício tenha prazo de validade, para garantir o retorno do comprador a sua loja;
- Para conceder o bônus é necessário utilizar uma plataforma de pagamento que trabalhe com cashback.
2 – Frete grátis
O frete grátis é outra tendência que impulsiona significativamente as vendas durante o período de promoções. Apesar de parecer algo que só os gigantes do e-commerce podem oferecer, essa é uma estratégia bem mais simples que a anterior e que pode ser colocada em prática até por pequenos comerciantes.
Mas como posso oferecer grátis ao meu cliente sem comprometer os meus ganhos? Uma boa forma de oferecer envio gratuito é fazendo promoções pensadas a partir do ticket médio da sua loja, ou seja, quanto seus clientes costumam gastar no seu negócio.
Digamos que o ticket médio da sua loja é de R$ 200. Dessa forma você poderia oferecer frete grátis em carrinhos com valor mínimo de R$ 350, por exemplo.
Para essa estratégia não afetar a sua margem de lucro, disponibilize o frete a custo zero apenas para regiões próximas ao estoque físico da sua loja.
3 – Pix
O Pix é uma forma de pagamento ou transferência bancária instantânea que funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. Provavelmente você já está utilizando o Pix para fazer depósitos de forma super rápida no seu dia a dia, mas já pensou em aceitar ele como forma de pagamento na sua loja?
Não?! Então confira os motivos que farão o Pix ser um dos principais meios de pagamento usado pelos consumidores na Black Friday 2021:
- Mais acessível: muitas pessoas não utilizam cartão de crédito por motivos diversos. Através do Pix, a compensação é feita direto na conta bancária e você poderá vender para novos públicos.
- Taxas menores para quem vende pela internet: o Pix é isento de taxas para pessoa física, o que é uma mão na roda para quem vende seus produtos diretamente nas redes sociais de maneira informal.
Já para quem possui uma loja virtual montada ou trabalha com uma plataforma de e-commerce, tem no Pix uma forma de recebimento com taxas bem menores que as praticadas em outras transferências bancárias.
- Evita o abandono do carrinho: o abandono do carrinho é um dos principais vilões do e-commerce e o Pix atua no combate a esse indicador, uma vez que o pagamento é instantâneo, evitando que o cliente reavalie o seu momento de compra, como acontece no pagamento por boleto, por exemplo.
- Maior velocidade na entrega do produto: com a confirmação do pagamento sendo feita em segundos, o processo de aprovação de pagamento e envio do pedido é muito mais rápido. Simples assim!
4 – Cupom de descontos
O bom e velho cupom de desconto é sempre uma boa maneira de impulsionar vendas durante a Black Friday.
Mas atenção! Muitas vezes, utilizar uma estratégia agressiva com descontos para toda a loja pode não gerar o resultado esperado e ainda comprometer os seus ganhos.
Por isso, o ideal é traçar um plano de desconto pensado exclusivamente para o seu negócio. Um exemplo seria utilizar cupons de desconto apenas em categorias de produtos com valor acima do seu ticket médio.
5 – Pagamento por WhatsApp
Já de cara vamos tirar a maior dúvida sobre o tema e te contar que não é possível fazer o pagamento por WhatsApp de compras feitas em lojas virtuais que possuem um CNPJ ativo. Esse é um serviço exclusivo para transferência bancária entre pessoas físicas.
Mas então, por que o pagamento por WhatsApp está como uma tendência para essa Black Friday? Simples, com a pandemia de COVID-19 e o crescimento do desemprego, muitas pessoas estão conseguindo se restabelecer através do mercado informal, e o pagamento via WhatsApp é mais uma forma de recebimento que pessoas que trabalham com artesanato, costura e culinária, por exemplo, podem oferecer aos seus clientes.
Um ponto de atenção é que essa não pode ser a forma de pagamento principal do seu negócio, pois há um limite de uso de 20 transações por dia, que, ao fim do mês, não podem exceder o valor de R$ 5 mil.
O que vender na Black Friday
Como escolher o que vender
Encontrar um produto campeão de vendas ou definir em quais itens oferecer desconto durante a Black Friday não é uma tarefa simples, exige muito estudo e conhecimento dos hábitos de compra do seu público-alvo.
O primeiro passo para definir quais produtos podem receber descontos, e que também precisam ter seu estoque reforçado, é conferir os dados dos pedidos recebidos na sua loja na última Black Friday e comparar com os produtos mais vendidos ao longo de 2021.
Uma forma simples de preparar esse levantamento é utilizando a metodologia de curva ABC, que aponta a importância de cada item do estoque para o negócio.